ter, 11 mai 2010

Tratamento dermatológico com LASER FRACIONADO

Cada vez mais as pessoas buscam tratamentos para rugas, flacidez, manchas e cicatrizes de acne que tenham bons resultados mas com tempo de recuperação rápido, que não interfira nas atividades diárias. Até pouco tempo atrás, haviam 2 tipos de aparelhos de laser:

- Ablativos (CO2, Er:YAG): O laser atinge as camadas superficiais e profundas de toda a área tratada, o que provoca edema, dor, queimação, formação de crostas e vermelhidão. O tempo de cicatrização da pele é lento, o paciente deve ficar de repouso para evitar complicações como infecções. É maior o risco de desenvolvimento de manchas e cicatrizes e o eritema pode persistir por até 6 meses. A vantagem é que com uma única sessão se consegue um ótimo resultado para o rejuvenescimento (resurfacing).

- Não ablativos (Nd:YAG): O laser só age nas camadas mais profundas da pele, deixando a região superficial poupada da ação térmica do laser. A recuperação da pele é rápida e indolor. Os efeitos adversos não ocorrem com a mesma frequencia dos ablativos e persistem, no máximo, por 1 mês. Porém, são necessárias várias sessões e nem sempre os pacientes ficam satisfeitos com o resultado.

LASER FRACIONADO (fototermólise fracionada)
O primeiro aparelho que que utilizou a tecnologia de fototermólise fracionada foi o Fraxel. O laser não atinge a pele em toda a sua extensão, e sim através de múltiplas colunas microscópicas chamadas “micro zonas térmicas”. Essas colunas atingem as camadas superficiais e profundas da pele, mas como há pele sã ao redor, a cicatrização é rápida. O paciente não precisa se afastar das atividades diárias. Em 1 semana o eritema (vermelhidão) já se resolve. O risco de aparecimento de manchas, infecções e cicatrizes é mínimo. São necessárias algumas sessões (5 em média) com intervalos de 1-2 semanas e os resultados são imediatos e também a médio prazo com formação de colágeno até 3 meses depois da última sessão. Após 1 ano devem ser realizadas 1 ou 2 sessões de manutenção. Este tipo de laser pode ser usado tanto para rejuvenescimento como para manchas, cicatrizes de acne e rugas.

Dra. Gabriela Bernhard Issa
Médica dermatologista

http://dermatologiagi.blogspot.com

http://www.mundomulher.com.br

Comente esta notícia

Comente!

Os comentários enviados ao portal JN são publicados da forma que chegam, sem revisões ortográficas e/ou censuras, mantendo a porta aberta para a democracia e a liberdade de expressão.


dois × = 14

Trânsito ao Vivo Previsão do tempo